
Por Gabriel Benevides, de Brasília
O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) lançou nesta 3ª feira (13.jan.2026) a Plataforma da Reforma Tributária do Consumo. A ferramenta serve para operacionalizar a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços).
Muitos dos serviços de processamento estão disponíveis no Portal Nacional de Tributação sobre Bens e Serviços. Acesse aqui.
“A Plataforma RTC foi concebida para operar em escala nacional e em tempo real, compatível com a grandiosidade da economia brasileira e com as exigências da Reforma Tributária”, diz comunicado da estatal de dados.
O presidente do Serpro, Wilton Mota, disse em entrevista ao Portal que a infraestrutura dos sistemas contou com:
- Instalação, transporte e configuração de 50 toneladas de equipamentos.
- 2 km de cabos.
- 3 aviões fretados para trazer os suprimentos.
- 142 profissionais trabalhando em 4 turnos diários.
- Execução da instalação em 35 dias.
A empresa explica que toda a nuvem de processamento dos dados estará em uma “nuvem soberana”. Ou seja, tem gestão integral do Brasil.
São duas zonas de processamento no Distrito Federal, ligadas a uma estrutura em São Paulo.
Um dos serviços mais importantes oferecidos pela Plataforma da Reforma Tributária é a apuração assistida –modelo em que o sistema do governo calcula e confere o imposto a pagar a partir das notas fiscais da empresa.
O Serpro foi a empresa contratada pela Receita Federal para cuidar do processamento de dados da reforma tributária, com transição que já começou no começo deste ano.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que os sistemas operacionais da reforma vão custar aproximadamente R$ 2 bilhões.
CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO
Houve um evento para lançar a plataforma da reforma. Diversas autoridades estavam presentes no local, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A cerimônia foi realizada em uma regional do Serpro, em Brasília. Também terá a sanção do 2º projeto de regulamentação da reforma (PLP 108 de 2024).
Leia abaixo algumas das falas de autoridades que estavam no local:
- Eduardo Braga (MDB-AM), relator do PLP 108 no Senado – “Finalmente, a reforma tributária, depois de 4 décadas, está aprovada. E finalmente, presidente, o povo terá simplificação, transparência, neutralidade, garantia de que não haverá aumento da carga tributária, e, acima de tudo, redução do Custo Brasil”.
- Robinson Barreirinhas, secretário especial da Receita – “A plataforma tecnológica […] eleva o Brasil a um patamar de facilidade, transparência e segurança em um patamar que não existe em nenhum lugar do mundo”.
- Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados – “Estamos diante da maior transformação tributária da história da nação”.
- Mauro Benevides Filho (PDT-CE), relator do PLP 108 na Câmara – “Em especial, gostaria de cumprimentar […] de saudar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta”.
Assista ao evento abaixo:



