Por Regina Krauss
O secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, Leonardo Lobo Pires, disse que as mudanças que estão sendo implementadas vão garantir ao Estado uma maior possibilidade de crescimento no futuro.
Com uma localização estratégica, uma população acima de 6 milhões e um PIB per capita de R$ 53.078, o executivo espera ampliação da economia na região.
Na avaliação dele, a tributação no destino e a ampla possibilidade de creditação previstas na reforma tributária mudam os critérios que nortearão as decisões estratégicas sobre a instalação de empresas
“Os incentivos fiscais deixam de ser determinantes e dão lugar à logística, ao custo de energia e de pessoal. Nesse novo cenário, o estado do Rio pode se beneficiar, pois temos o melhor hub logístico do país, com três portos de grande porte e um grande aeroporto, além de rodovias e ferrovias que se conectam com todo o país.”
Lobo Pires citou também que o estado é um grande produtor de energia, com potencial para ampliar esta oferta. “Temos pessoal qualificado e centros de formação e pesquisa, além de sermos o segundo maior mercado consumidor do Brasil”, afirmou.
“O trabalho que o Estado do Rio vem desenvolvendo atualmente na área tributária é no sentido de garantir segurança jurídica a quem investe ou quer investir aqui, por meio da revisão de nossas leis de incentivos fiscais.”
Leonardo Lobo Pires é formado em Economia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e tem Mestrado em Administração Pública pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Servidor de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional, foi subsecretário das áreas de Tesouro, Política Fiscal e Finanças da Sefaz-RJ entre 2019 e 2021.
Antes de assumir o cargo de secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, Lobo trabalhou no Governo de Goiás, onde atuou como assessor especial da Secretaria de Economia e depois como presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos daquele estado.
Essa reportagem foi publicada com exclusividade na Revista da Reforma Tributária. Acesse a edição completa aqui (é gratuito).