Por Redação
O presidente Lula afirmou que a equipe econômica se dedicará a analisar as alterações que a Câmara dos Deputados fará no texto do principal projeto de regulamentação da reforma tributária.
“Não queremos fazer uma reforma para aumentar tributos neste país. Acreditamos que, se o Brasil arrecadar corretamente os impostos já previstos em lei, haverá recursos suficientes para cuidar do país. Não é necessário aumentar tributos”, declarou Lula.
A fala foi dada em entrevista ao programa Fantástico, pouco depois de receber alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ficou internado por seis dias.
A proposta, que estabelece as regras para a cobrança de 5 novos impostos sobre consumo, foi aprovada pelo Senado na última semana e retorna à Câmara nesta segunda-feira para nova discussão. Os deputados terão a palavra final antes de enviar o texto para a sanção presidencial.
O presidente da Câmara pretende reunir na terça-feira os deputados para votarem a regulamentação que acabou de chegar do Senado. O maior problema, na visão dos deputados, é de que o texto abriu muitas exceções e a alíquota de referência ficou muito alta: +28%. De qualquer forma, o Brasil já tem o maior IVA do mundo.
Uma possibilidade é derrubar o benefício dado ao saneamento. O setor foi equiparado à saúde e teve redução de 60% na alíquota-base. Será feita uma reunião hoje para decidir se há votos para mudar a medida.
\