
Por Redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na segunda (17), que tributará os países que adotam o sistema tributário VAT, proporcional ao IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Trump afirmou que cobrará “o que os países cobram dos Estados Unidos da América”, anunciando uma espécie de tributação recíproca.
O presidente argumentou que o imposto cobrado no regime de VAT, que incide sobre o valor de um serviço ou produto a cada nova etapa da produção, é bem mais “punitivo” do que qualquer outra tarifa:
“O envio de mercadorias, produtos ou qualquer coisa por meio de outro país com o objetivo de prejudicar injustamente os Estados Unidos não será aceito“, disse.
Trump afirmou também que tomará providências contra países que, de alguma maneira, tentam impor qualquer tipo de barreira comercial aos EUA. O presidente citou países que concedem subsídios ou aplicam “tarifas não-monetárias” para obter vantagem econômica sobre os EUA.
Os EUA não usam o IVA em seu modelo tributário. O Brasil está implementado o formato para a partir de 2026, depois de Lula ter aprovado a mudança nos tributos sobre o consumo em 2023.
O Brasil se inspirou em países europeus, Canadá e Índia -que utilizando o tributo.