Por FIND
As empresas do Lucro Real têm até o dia 27 para fazerem as suas destinações no ano de 2024 e aproveitarem até 10% do Imposto de Renda que irão pagar à Receita Federal.
Além desse tributo, o ICMS, o ISS e o IPTU também podem ser utilizados pelas companhias para fazerem parte de projetos ESG (que consideram os conceitos Ambiental, Social e Governança).
Segundo Thais Carneiro, CEO da FIND, destinar impostos que fazem sentido para a atuação de negócios da empresa tem triplo efeito estratégico. Além de fazer parte do planejamento tributário e financeiro e, principalmente, apoiar causas sociais e ambientais estritamente auditadas, destinações também promovem a marca da empresa e grandes benefícios para o RH.
Ainda dá tempo de escolher projetos, destinar impostos e entrar em 2025 com a empresa no mapa ESG e tax sustainable
Thais relata que, por meio da FIND, a ROIT passa a apresentar como estratégia também a destinação de impostos. A empresa facilitadora de toda essa estratégia para as empresas é a FS4YOU (Faz Sentido Para Você), empresa Curitibana fundada e presidida por Felipo Nichetti.
“É muito importante que todas as estratégias possíveis sejam utilizadas quando o assunto é otimização tributária. Esse tema tem ainda mais relevância quando estamos falando de contribuir de forma consciente e direcionada com causas que tem compatibilidade com o DNA da empresa”, disse Thais.
Algo que as empresas devem prestar atenção é que, após o dia 30 de dezembro, os valores passíveis de destinação não estão mais disponíveis e essa oportunidade pode ser perdida.”
“Um grande diferencial do que fazemos é montar um portfólio de destinação exclusivo para cada empresa, com mais de um projeto, realmente um mix estratégico de atuação. Se as escolhas forem feitas cuidadosamente e fizerem sentido para a empresa, os resultados atingem muitas áreas do negócio e da sociedade”, explica Nichetti.
“A gestão desses patrocínios/destinações é o segredo do sucesso, por isso é importante ter uma equipe que se dedique a demonstrar esses resultados para o board”, relata o executivo.
Saiba mais aqui.
O Portal da Reforma Tributária agradece aos nossos apoiadores por fortalecerem o debate sobre as mudanças tributárias no Brasil. O patrocínio não interfere em nosso conteúdo editorial. Anuncie conosco.