Pular para o conteúdo

DUIMP recebe uma aceleração importante para substituir o Siscomex

Reprodução: Freepik.

Por Redação

A Declaração Única de Importação (DUIMP) recebe uma aceleração importante para substituir o Siscomex. De acordo com autoridades e especialistas presentes no XI Seminário Internacional OEA, promovido pela Aliança Procomex, a plataforma já apresenta uma capacidade de processar 75 mil declarações por segundo,sendo a solução ideal para atender às demandas da Reforma Tributária, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2026.

Representantes da Receita Federal, incluindo o Auditor-Fiscal e Coordenador Operacional Aduaneiro Sérgio Alencar, reafirmaram que não haverá investimentos para adaptar o sistema antigo às novas regras tributárias. O foco total está voltado para a DUIMP, que deverá operar em plena capacidade até dezembro de 2025.

“A greve dos auditores fiscais impactou de forma decisiva o ritmo de implementação da DUIMP, mas agora não há mais espaço para atrasos. O desempenho de 75 mil declarações por segundo comprova a robustez da plataforma, e as empresas precisam agir imediatamente para não serem pegas de surpresa em 2026”, disse Marcelo de Castro, diretor de Marketing Institucional do SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo.

O SINDASP e a INTERMODAL realizarão gratuitamente, em abril, o evento “Desembaraça São Paulo”, que discutirá a adequação dos prazos da DUIMP à Reforma Tributária e outras atualizações estratégicas para a retomada após os atrasos significativos registrados. O encontro contará com a participação de especialistas da Receita Federal, SEFAZ-SP, ANVISA, MAPA e MDIC.

Rolar para cima