Reforma só foi aprovada porque houve muito debate, diz Reginaldo Lopes

O relator da reforma na Câmara, Reginaldo Lopes
O relator da reforma na Câmara, Reginaldo Lopes
O relator da reforma na Câmara, Reginaldo Lopes – Foto: Bruno Spada via Câmara dos Deputados

Por Douglas Rodrigues e Enzo Bernardes

Em entrevista para o Portal da Reforma Tributária, o relator e deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) afirmou que a aprovação da reforma beneficia todos os setores. Ganho de produtividade, progressividade, tecnologia e o combate à fraude e sonegação são melhorias esperadas pelo deputado.

O projeto iniciou-se em 2023, quando Reginaldo assumiu a Coordenação do Grupo de Trabalho. O deputado buscou todos os grupos econômicos e sindicatos para expor os benefícios da reforma:

“Procurei todos os setores para mostrar que o importante é olhar para a floresta, e não só para a sua árvore, mostrando que todos ganham com a reforma tributária. Combinei com todos os setores para apoiarem a reforma, ressalvando os destaques”.

Para o relator, o trunfo para a aprovação foi a construção de convergências e o alinhamento de discordâncias através de diálogos, além do privilégio de ter o debate há 40 anos na sociedade:

“Foi nesse debate que buscamos dar respostas às principais perguntas. Conseguimos criar um consenso de uma reforma supra partidária e reestruturante para a economia brasileira”.

O establishment

De fato, a reforma só foi aprovada, pois houve um momento muito único em que o presidente da República, os governadores, os prefeitos e os presidentes dos outros Poderes concordaram em avançar com a reforma.

Outro lado

Há críticas de muitos segmentos. Sempre houve. Só que há mais gente a favor do que contra. Isso não ocorria há décadas. A reforma avançou por isso.


Leia mais: