Por Adriana Queiroz
Além dos desafios técnicos da atividade do médico, a profissão enfrenta os desafios relacionados à gestão de seus negócios, principalmente no tocante às áreas financeira e tributária.
Com a complexidade das leis fiscais no Brasil, muitos profissionais da saúde acabam pagando mais impostos do que seria necessário, em grande parte por desconhecimento das opções de tributação disponíveis. Um planejamento tributário eficiente pode fazer toda a diferença.
Antes de entender o CNPJ, qualquer análise tributária deve se iniciar pelo CPF que compõe a empresa. Médicos são profissionais de múltiplos vínculos. Estatutário, celetista, cooperado, professor, autônomo, empresário, investidor, são papéis passíveis de serem exercidos. Apenas um olhar que componha a amplitude deste profissional pode traçar a estratégia tributária legal para reduzir o impacto financeiro da taxação no Brasil.
Dentre as diversas formas de tributação que podem ser aplicadas ao médico, a escolha apropriada pode ser composta de mais de um modelo, dependendo de diversos fatores, inclusive a estrutura de despesas e capacidade de organização financeira.
Entre as opções de modelo tributário, o Livro Caixa na pessoa física e o Lucro Presumido e o Simples Nacional, na jurídica, ganham destaque. O Lucro Real se torna ideal para profissionais que possuem despesas variáveis elevadas, como é o caso de clínicas de vacinas.
Mais importante do que saber as características de cada regime é compreender que um planejamento tributário bem estruturado e personalizado pode maximizar a economia fiscal do médico, reduzindo o impacto dos impostos, melhorando a organização financeira e proporcionando mais segurança e tranquilidade ao profissional.
Diante desse contexto, o auxílio de um Contador especializado no setor médico é fundamental, principalmente diante do cenário da Reforma Tributária. Além de reconhecer a importância da sua profissão, vale a pena refletir sobre a eficiência da gestão tributária e como ela pode impactar positivamente no seu dia a dia. Afinal, cuidar da saúde dos pacientes é essencial, mas cuidar da sua saúde financeira também.
Adriana Queiroz é contadora e CEO da Wert Consultoria
Os artigos escritos pelos “colunistas” não refletem necessariamente a opinião do Portal da Reforma Tributária. Os textos visam promover o debate sobre temas relevantes para o país.