Por Alessandra Lenzi
Na saga da Reforma Tributária do consumo, qual é a parte que lhe cabe?
Alguns profissionais relutam ao escutar: “A reforma é da empresa como um todo.”
O que gostaria de dizer a cada um de vocês é que se trata, sim, de uma reforma que terá reflexos em muitos dos processos da empresa, percorrendo os corredores, visitando cada uma das áreas. Podemos começar pelas aquisições feitas pelos colaboradores, passando pela maneira estratégica com que o marketing precisará revisitar seus procedimentos ou ainda pelo orçamento na contratação de novos recursos ou sistemas para a tão “sonhada” reforma.
Diante das diversas áreas que a reforma percorrerá, certamente a área tributária será o coração e também o cérebro desse percurso.
E então, como conduzir e/ou preparar esse time? Comece pelo básico: proporcione conhecimento e envolvimento, motivação e engajamento.
Na minha primeira matéria escrita para o “Portal da Reforma Tributária”, citei alguns passos e dicas para tirar a reforma do papel e colocá-la em prática, tendo em vista a implementação em 2026.
Agora trago ao conhecimento de vocês alguns treinamentos, palestras e eventos que fazem parte de um grande e valioso benchmarking.
Além de entender como o mercado está percorrendo esse caminho, você soma a esse conteúdo suas ideias e pensamentos. Tive o prazer de participar de alguns desses eventos e vou compartilhar três deles que, além de trazerem conhecimento, me ajudaram a pensar “fora da caixinha”.
O primeiro evento foi um convite de Lucas Ribeiro, organizado pela ROIT, que contou com um jogo de cartas estratégico e descontraído, conhecido como POKER. Nesse super evento, o ROIT POKER EXPERIENCE, pude conversar com outros grandes profissionais e refletir de maneira diferente e mais potencializada. Exploramos os 4 F’s da Reforma: Foco, Força, Fé e Festa! Na dose certa, o desafio, além de estratégico e funcional, torna-se divertido!
O segundo evento foi um convite muito especial da incrível Juliana Ferreira, uma amiga que o mundo de TAX me deu. A convite dela, participei do PULSO TRIBUTÁRIO, realizado no Google Startup e organizado pela CAMU. Nesse encontro, tive a oportunidade de dividir minha visão sobre a reforma tributária e as adaptações necessárias para o Tax.
O terceiro evento que gostaria de compartilhar com vocês é uma escola de protagonismo de tax, TAX IS COOL PLUS, por Marcelo Brasil. Com essa proposta, MB promove o engajamento em suas plataformas, oferecendo conhecimento, bate-papos e benchmarks, além de toda a estrutura de sua plataforma. Recentemente, em seu grupo no WhatsApp, além das trocas genuínas, nascem grandes conversas e encontros voltados para a Reforma Tributária e muitos outros temas, proporcionando um aprendizado constante e valioso.
Vocês devem estar se perguntando: por que estamos falando de tudo isso?
O motivo é simples: a cada dia estamos mais perto das mudanças da EC 132/2023 e do PLP 68/2024, e quanto mais capacitados estivermos, mais eficientes seremos!
Para encerrar, deixo uma reflexão especial: 2024 está chegando ao fim. Como acelerar o processo e engajar a equipe para que estejamos preparados para a Reforma?p
Por isso, o recado é um só: levante da cadeira e permita-se brilhar!
1. Comece pelo que você já sabe: mapeie o presente e permita-se explorar!
2. Não jogue sozinho; quanto mais aliados, maior o sucesso.
3. Automatize todos os processos que puder, usando ferramentas como Alteryx, Knime, Power BI, ou até mesmo BPOs.
4. E, por fim, e não menos importante: capacite sua equipe. Seja você líder ou analista, lembre-se de que a liderança é exercida independentemente do cargo.
Alessandra Lenzi é Head de Tax na B3, com mais de 17 anos de experiência em planejamento tributário e controladoria. Formada em Engenharia Química, possui pós-graduações em Gestão de Projetos e um MBA em Contabilidade & Finanças.
Os artigos escritos pelos “colunistas” não refletem necessariamente a opinião do Portal da Reforma Tributária. Os textos visam promover o debate sobre temas relevantes para o país.
Leia mais: