Por Redação
Congressistas lançaram nesta 3ª feira (3.fev.2026) o Monitor da Implementação da Reforma Tributária, um plano para acompanhar as regras de IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços).
A iniciativa terá técnicos e representantes de setores da economia para debater a implementação da reforma. O deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) explicou que o objetivo é fazer reuniões quinzenais para debater a implementação da reforma.
“Temos uma equipe técnica. E a ideia é que possamos reunir a cada 15 dias os técnicos junto com aquelas entidades e representações que têm dúvidas”, declarou o congressista durante cerimônia de lançamento na Câmara, em Brasília. Ele preside a FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo).
Passarinho fez um convite para que um técnico da Receita Federal possa participar do monitor. O deputado participou de um almoço com o secretário especial do órgão, Robinson Barreirinhas, mais cedo no mesmo dia.
A ação tem apoio de diversas frentes parlamentares: Empreendedorismo, Comércio e Serviços, Agropecuária, Biodiesel e Etanol.
Pedro Lupion (Republicanos-PR), presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) elogiou a iniciativa e defendeu a implementação das novas regras tributária com mais segurança para o contribuinte.
“O que a gente espera é uma implementação mais previsível e operacionalmente viável, uma redução de incertezas, custos e riscos de litigiosidade”, disse Lupion.
Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) reforçou como funcionará a participação das entidades no funcionamento do monitor, com identificação de problemas e soluções.
“A ideia é que problemas possam ser levantados aqui pelas entidades, com encaminhamentos sendo solicitados, sugestões sendo encaminhadas e propostas sendo feitas ao Executivo”, afirmou.
Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) relembrou uma proposta de iniciativa própria para que o Congresso implemente uma comissão permanente para acompanhamento da implementação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado).
“[O monitor] vai de acordo com uma proposição que eu fiz […] para implementar uma comissão permanente para acompanhar o IVA”, declarou.



